As inovações tecnológicas que vêm revolucionando o mercado imobiliário.

As inovações tecnológicas que vêm revolucionando o mercado imobiliário.

As inovações tecnológicas invadiram todas as áreas de nossas vidas e vêm evoluindo. Nos comunicamos de forma instantânea com qualquer pessoa ao redor do mundo dos nossos telefones cada vez mais finos, mas não é só disso que se trata. Hoje, então, vamos falar das inovações no mercado imobiliário e tendências para o futuro.

Os clientes já estão se acostumando ao meio digital na hora de comprar ou alugar um imóvel, afinal, são inúmeras as vantagens de contar com a tecnologia no mercado imobiliário. Além do atendimento online, existem outras práticas que auxiliam o corretor na hora de fechar um negócio. Vamos ver algumas delas?

Organização dos documentos e contratos de forma digital

Os processos operacionais e burocráticos vêm sendo otimizados pela tecnologia.  Hoje, no processo de compra e venda ou aluguel não é preciso que os interessados se dirijam ao cartório para realizar os trâmites para reconhecimento de firma, assinatura de contrato, realização da escritura e registro de imóvel devido à implementação de assinatura digital e uso de software para otimizar a jornada documental. Essa tendência tecnológica diminui o tempo de espera para  que as chaves estejam na mão do locatário ou comprador.

CRM

O Customer Relationship Management, ou CRM,  é uma ferramenta essencial para gerar possíveis vendas e conseguir encontrar novos potenciais no mercado. Com ele, o corretor consegue armazenar dados dos clientes em uma ferramenta específica que permite que a empresa consiga estabelecer um vínculo mais duradouro com seu público.

Realidade virtual

A realidade virtual no mercado imobiliário pode levar um potencial comprador até o seu apartamento dos sonhos. Se estamos falando de um prédio em construção, é difícil que o comprador imagine seu futuro no local. O uso da realidade virtual permite que o corretor apresente o empreendimento ao potencial comprador de modo que ele se sinta como se estivesse dentro do imóvel. As visitas virtuais conseguem dar essa dimensão e sensação de futuro para o cliente, e por isso facilita e agiliza processos de locação ou venda do imóvel.

Inteligência Artificial e  Machine Learning 

No mercado imobiliário, várias empresas já utilizam essa tecnologia para entender, por exemplo, qual o anúncio de imóvel ideal para cada pessoa. O alto volume de dados gerado também é utilizado por algoritmos de redes sociais e portais de imóveis para interagir melhor com o comportamento dos usuários.

Internet das Coisas

Para além do processo entre imobiliária e cliente, a tecnologia influencia os imóveis em si. No mercado imobiliário, essa tecnologia se traduz no conceito de smart homes (casas inteligentes, em tradução livre).São imóveis com equipamentos inteligentes que se comunicam e interconectam para que seja possível  controlar tudo por um celular na palma da mão. Como por exemplo, abrir a porta via fechadura eletrônica, apagar e acender as luzes e até fazer compras.

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