13º salário pode ser usado para compra de imóvel

13º salário pode ser usado para compra de imóvel

A bonificação pode contribuir para pagar as prestações em atraso do imóvel, adiantar as parcelas ou até mesmo dar entrada ou quitar um financiamento

 Com o pagamento do 13º salário, os planos sobre como usar o dinheiro extra para a maioria dos trabalhadores pode virar uma oportunidade de aplicá-lo em um imóvel seja com o objetivo de moradia ou como um investimento em longo prazo.

Há varias opções de como investir o rendimento adicional. A bonificação pode contribuir para pagar as prestações em atraso do imóvel, adiantar as parcelas ou até mesmo dar entrada ou quitar um financiamento.

No entanto, antes de usar a quantia, especialistas alertam que é importante o comprador avaliar o investimento. Antes da escolha, é fundamental fazer as contas com antecedência e avaliar qual o melhor caminho a percorrer.

“Somente assim é possível definir qual é a melhor solução, o que inclui avaliar o custo/benefício, além de verificar se as prestações não vão comprometer mais do que 30% da renda familiar. Outra precaução é pedir uma planilha do banco com a projeção de todas as parcelas do financiamento, incluindo as taxas extras e os seguros que compõem a prestação”, orienta Marco Aurélio luz, presidente da AMSPA (Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências), via nota.

Para ele, quem pretende pagar as prestações que estão para vencer também fará uma boa alternativa. “Usar a gratificação de Natal na amortização antecipada, reduzirá o saldo devedor e, consequentemente, provocará o recálculo da prestação e diminuirá as parcelas futuras”, afirma.

Já nas situações para quitar o financiamento, Marco recomenda negociar com a financeira e pedir um desconto do valor ou abater os juros.

Outra opção é usar o dinheiro extra para pagar as parcelas atrasadas e evitar a perda da casa própria. No SFH (Sistema Financeiro da Habitação), após a falta de pagamento de três prestações, o dono do imóvel é notificado por escrito. Se não quitar o débito, perderá o bem, mas poderá recorrer à Justiça.

Já no SFI (Sistema Financeiro Imobiliário), se o atraso for superior a 30 dias, o mutuário é intimado a pagar via Cartório de Registro de Imóveis. Caso não o faça no prazo de 15 dias, o banco imediatamente tomará a posse do bem e o levará ao leilão extrajudicial, situação na qual o comprador não tem direito a qualquer defesa.

“Este pode ser o momento ideal para adquirir uma casa ou apartamento em condições bastante vantajosas. Imóveis são sempre um investimento seguro e que, constantemente, valorizam no mercado”, completa Amilton Nery Junior, diretor de vendas e marketing da Rodobens Negócios Imobiliários, também via nota.

O dinheiro a mais no fim do ano ainda pode ser usado para quitar a parcela da entrega das chaves ou arcar com gastos adicionais do bem, como ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), registro da escritura, certidões emitidas pelo cartório, reforma ou aquisição de móveis.

Outra decisão a ser tomada é reservar parte do 13º salário para pagar despesas extras no início do ano que vem, que inclui o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano do imóvel).