9 tendências de decoração para 2020 que você não pode perder

9 tendências de decoração para 2020 que você não pode perder

Você já pensou em dar aquela repaginada no seu imóvel com as tendências de decoração para 2020? Mudanças são sempre bem-vindas e já está mais do que na hora de inovar nos projetos e na vida. Para tanto, nada melhor do que acompanhar os acontecimentos do mercado e ficar por dentro das novidades a fim

Você já pensou em dar aquela repaginada no seu imóvel com as tendências de decoração para 2020? Mudanças são sempre bem-vindas e já está mais do que na hora de inovar nos projetos e na vida.

Para tanto, nada melhor do que acompanhar os acontecimentos do mercado e ficar por dentro das novidades a fim de reproduzi-las no seu imóvel, deixando-o cada vez mais aconchegante, bonito e atualizado. Então, fique com a gente e veja o que este ano está trazendo de mais interessante no mercado de decoração!

Quais são as tendências de decoração para 2020?

1. Colagens nas paredes

Quer apostar em algo bem despojado? As colagens em paredes podem proporcionar mais personalização e um toque bastante artesanal para a sua décor. É possível soltar a imaginação usando e abusando de desenhos amplos, figuras abstratas e recortes dos mais variados tipos, até mesmo o icônico lambe-lambe pode ser uma ótima ideia de decoração para paredes.

Essa é uma tendência mais marcante em apartamentos e casas, onde temos a possibilidade de trabalhar nossa própria identidade com uma liberdade maior.

2. Padrões disruptivos

Minimalismo é bom, mas as estampas com padronagens assimétricas — algumas meio desafiadoras para os olhos — são provocativas e dão um toque especial ao ambiente. É uma opção de decoração que seria impensável há alguns anos atrás, mas em 2020 sua força está garantida. Afinal, tudo que é irreverente tem um charme único.

Você pode usar esse tipo de estampa em tapetes, almofadas, luminárias e outros objetos que componham variados espaços da sua casa. O objetivo é ousar sem receio algum e criar algo divertido e cheio de personalidade própria.

3. Azulejos coloridos

Dessa vez, os revestimentos (pisos e azulejos quadrados) apresentam versões mais coloridas e com formato maior. São versáteis e podem servir como peça-chave para todo tipo de ambiente, criando um visual contemporâneo, alegre e descontraído.

4. Integração de ambientes

Os encontros entre amigos dentro de casa estão mais frequentes. Com um clima intimista, fica mais confortável receber as pessoas e ficar mais à vontade para bater papo e se divertir com mais descontração.

É por isso que se tem investido cada vez mais em ambientes integrados, principalmente da cozinha com o resto da casa. Isso facilita a interação das pessoas e ninguém precisa ficar isolado, enquanto prepara ou organiza o cardápio dos convidados.

Portanto, essa é outra grande e importante tendência de decoração para 2020. Aproveite para realçar esse espaço com painéis decorativos que deixam o local ainda mais interessante e sofisticado.

5. Minimalismo

O “menos é mais” do minimalismo é o queridinho dos adeptos do estilo versátil e do mínimo para viver, o que não é nada mal em tempos de reciclagem e consumo consciente.

Seus entusiastas utilizam uma decoração clean, com objetos e móveis estritamente essenciais para o dia a dia. Normalmente, os itens são multifuncionais, com o objetivo de substituir os excessos e tornar o ambiente mais relaxante, sem distrações demais. É uma vertente que já existe há algum tempo e conquistou seu lugar entre um público bem fiel, mas não é para todos.

6. Tom sobre tom

Os ambientes monocromáticos também estão em alta nas tendências para 2020. Para quem não conhece, o ton sur ton é uma única cor usada em tonalidades diferentes (mais clara ou mais escura) dentro de uma mesma composição ou ambientação.

Se você deseja dar aquela repaginada em algum cômodo da casa, nada melhor do que apostar no tom sobre tom com algumas pequenas diferenças entre eles. Para dar um charme a mais, vale usar texturas que contribuam com um pouco mais de personalidade.

Você deseja adotar esse estilo, mas não quer investir muito? Não há problema algum, basta aproveitar o que já tem em casa e complementar a ideia. Se você tem um sofá azul, por exemplo, pinte a parede com um tom mais claro ou mais escuro e elabore um ambiente com esse conceito.

Lembre-se, ainda, que para conseguir o efeito tom sobre tom é necessário usar objetos decorativos nas mesmas cores escolhidas para todo o ambiente.

7. Automação residencial

Definitivamente, o futuro chegou, pelo menos quando o assunto são as casas inteligentes, sempre associadas ao universo dos Jetsons. Dar comandos para que tudo funcione automaticamente já deixou de ser coisa de filme de ficção ou desenho animado.

Tudo isso já existe e com muitas opções para facilitar a rotina das famílias e proporcionar mais conforto. Você pode ter fechaduras digitais controladas pelo smartphone, persianas que abrem e fecham com horário agendado, controle de iluminação e temperatura do ambiente, eletrodomésticos configurados para funcionar em determinados horários e por aí vai.

Esse conjunto de sistemas já é uma realidade. Em 2020 eles prometem chegar ainda mais aprimorados para deixar o seu espaço mais personalizado e high tech. Agora só falta o carro alado.

8. Móveis multifuncionais

São aqueles que servem para diversas finalidades. Alguns exemplos bem conhecidos deles são: sofá-cama, cama box baú, estante e mesa modular e outros. Ao lado da automação residencial, esses itens garantem mais praticidade e contribuem para a otimização dos espaços, já que às vezes fazem de outros móveis, que ocupariam uma área a mais na casa.

9. Sustentabilidade

Falar em sustentabilidade já não é uma simples tendência, é algo necessário, imprescindível, que não pode deixar de ser levado em conta em nenhum dos demais estilos e tendências.

A preocupação com os impactos destrutivos que a nossa civilização está deixando é crescente e isso reflete diretamente em todos os segmentos industriais. Na área de design, os produtos estão cada vez mais alinhados à ideia de reciclagem e uso consciente dos recursos naturais.

Os materiais reaproveitáveis contêm a essência da integração entre natureza e tecnologia. Tudo que existe pode ser feito a partir de materiais descartados, desde objetos decorativos, móveis, painéis, utensílios domésticos, roupas e muito mais. Há quem diga que não existe lixo porque absolutamente tudo o que jogamos fora tem uma utilidade e pode ser transformado.

Além disso, é possível misturar o que já foi reaproveitado com materiais inteiramente naturais, como o bambu. O objetivo é evitar o desperdício e a poluição usando com sabedoria tudo aquilo que sempre tratamos como lixo. É possível fazer esse trabalho e ainda tornar as coisas à nossa volta aconchegantes e leves.

O que é melhor: renovar a decoração ou alugar um imóvel já decorado?

Pegando uma carona na ideia de otimizar o dia a dia com elementos decorativos adequados, podemos imaginar qual seria a melhor saída para quem está reciclando seu espaço: renovar a decoração do ambiente ou alugar um imóvel já decorado?

Alugar um imóvel já decorado, com todos os elementos indispensáveis à mão é, sem dúvida, muito mais cômodo e prático. No entanto, com o tempo, é normal que o morador queira mudar uma coisinha aqui e outra ali para se sentir mais “em casa”, por assim dizer.

Nesse caso, a reforma é algo a se considerar. Tudo depende da disposição do locador em permitir que isso aconteça e, eventualmente, querer investir nessa empreitada. Muitos donos de imóveis concordam com reformas e chegam a fazer investimentos importantes, como a troca do piso e outras mudanças permanentes.

Contudo, investimentos menos onerosos podem ser feitos pelo próprio locatário como pintura, uso de tecidos, adesivos de azulejos, tapetes e objetos decorativos que disfarçam imperfeições em um canto ou na própria parede. Para cobrir defeitos, a troca dos móveis de lugar também pode ajudar.

Enfim, as tendências de decoração para 2020 oferece uma coleção interessantíssima de alternativas para decorar o seu imóvel, seja ele alugado ou não. Existe opção para tudo, escolha o seu estilo ou misture todos. O que importa é deixar a sua casa do seu jeito e sentir-se bem dentro dela.

Fonte: ImovelWeb