Alta do IGP-M e reajuste do aluguel: por que renegociar?

Alta do IGP-M e reajuste do aluguel: por que renegociar?

O IGP-M, principal indicador para reajuste imobiliário, acumulou alta de 25,71% nos últimos 12 meses, o maior nos últimos 18 anos. O que isso quer dizer? Que o aluguel fica mais caro. É importante dizer que nem sempre o reajuste utilizando esse índice significa um aumento do aluguel: em 2017, por exemplo, ele foi negativo em vários meses, fazendo com que os valores dos aluguéis caíssem.

Mas, voltando à situação atual, de aumento do índice. A notícia foi recebida com preocupação por muitos inquilinos, ainda mais neste momento de instabilidade que todos estamos passando por conta da pandemia. 

O que fazer? A hora agora é de apostar na renegociação. Até porque, neste momento, os proprietários estão mais dispostos à negociação. Sabem que, se o atual inquilino sair, será difícil alugar o imóvel. Além disso, se você é um inquilino que tem cumprido bem seu papel – pagamentos em dia e conservação do imóvel – isso com certeza será levado em consideração. 

Como fazer? Entre em contato com a imobiliária, que pode intermediar essa negociação e  mantenha-se aberto para chegar em um consenso que beneficie ambas as partes. Não podemos esquecer que o momento é de dificuldade para todos, e que podemos nos ajudar a passar por isso com os menores danos possíveis para todos. 

Se você é inquilino e está passando por isso, entre em contato conosco antes de pensar em rescindir o contrato. Continuamos atuando para facilitar o acordo entre inquilinos e proprietários. Estamos juntos!