Aluguel comercial em Curitiba: dicas para empreendedores

Aluguel comercial em Curitiba: dicas para empreendedores

Na procura da casa comercial, fique atento a dois itens importantes dentro do processo de locação: necessidade de estacionamento e solicitação de alvará.

Está ingressando na área do empreendedorismo e não quer gastar muito com um aluguel comercial em Curitiba? Em vez da locação de uma sala comercial, uma boa alternativa para você é escolher uma casa comercial. Entre tantas opções de imóveis, confira algumas dicas para encontrar o que melhor atende o seu negócio:

  1. Analise a estrutura da casa comercial, especialmente quanto ao estado de conservação do telhado e das instalações elétricas e hidráulicas
  2.  Dimensione bem o espaço disponível e o número de pessoas que vão ocupar a casa comercial para evitar o aluguel comercial de uma área maior do que a necessária ou o contrário. Lembre-se que para reformas é necessário solicitar o alvará da prefeitura.
  3. Fique atento à segurança! Verifique se a casa comercial tem central de alarme, grade ou portão eletrônico. Analise a viabilidade da contração de vigilância monitorada e, definido o aluguel comercial em Curitiba, não esqueça de trocar todas as fechaduras ao entrar no imóvel.
  4. Para a realização das atividades no ramo do empreendedorismo que você escolheu é necessária a sala de reunião? Leve isso em conta para definir o aluguel comercial, ainda mais se for em Curitiba.
  5. Fique atento ao prazo do contrato do aluguel comercial. Em Curitiba, a Senzala Imóveis trabalha com o prazo mínimo de 1 ano e máximo de 4 anos para ocupar a casa comercial, passível de renovação.
  6. Para o aluguel comercial em nome de pessoa jurídica, o fiador deve ser pessoa física. Mediante análise de cadastro, é possível que o sócio seja o fiador da casa comercial. Requisitos: que a renda seja três vezes maior do que o valor da locação e que ele tenha imóvel em seu nome (livre e desembaraçado). Também é possível usar seguro-fiança e título de capitalização.

 

Estacionamento

  1. Se houver necessidade de estacionamento na casa comercial, verifique a existência de vagas internas, ainda que poucas, para evitar custos extras. Avalie com rigor a importância do estacionamento, pois, isso impacta no valor da locação e do IPTU.
  2. É proprietário e quer agregar valor ao aluguel comercial em Curitiba? Pense na possibilidade de transformar a área de jardim em estacionamento e de instalar uma central de alarme. Autorize a adequação do imóvel para a atividade para a qual se dará a locação e substitua o piso atual por um frio, de preferência porcelanato. É importante que a limpeza esteja em dia!

 

Alvará

  1. Dica importante para quem quer ingressar na área do empreendedorismo: antes dos imóveis, vem o alvará. Selecionada a casa comercial que deseja, solicite a indicação fiscal do IPTU e consulte a Guia Amarela para verificar junto à prefeitura as atividades que podem ser realizadas no local para liberação do alvará.

Texto por: Maria Emilia Staczuk, Assessora de imprensa