Cartilha de locação do imóvel para estudante

Cartilha de locação do imóvel para estudante

Mudar de cidade é sempre um desafio, ainda mais quando você não a conhece direito. A primeira atribuição é procurar um lugar para morar. E por onde, como e quando começar, se você é um estudante que precisa de um imóvel para alugar em Curitiba? Para ajudar, elaboramos uma cartilha rápida de locação de imóvel para estudante. É só seguir o passo a passo. Clique aqui e também confira nossas opções de imóvel para alugar.

 

1º – Comece a busca do imóvel para alugar um mês antes da data prevista para a mudança. Procure uma imobiliária de confiança, pesquisando seu histórico e verificando se há muitas reclamações no Procon ou nos sites de avaliação de empresas e serviços.

 

2º – Escolha um imóvel para locação o mais próximo possível da universidade. Para isso é excelente fazer um tour na cidade para conhecer os bairros e verificar se há pontos próximos de ônibus ou se o deslocamento é fácil. Preste atenção nos horários dos ônibus e na segurança do condomínio e do entorno.

 

3º – Eleja a prioridade na locação de imóvel para estudante: custo ou localização? Se existe um valor máximo que pode ser gasto, comece por aí para escolher o local mais próximo da universidade. Se o custo não for compatível com a região de estudo, procure um bairro de fácil acesso de transporte dentro do orçamento. Compare o tempo e a despesa com transporte para ver o que vale mais a pena.

 

4º – Atenção à relação entre itens de áreas comuns e número de apartamentos do condomínio. Em condomínios-clube com mais de 100 apartamentos, é possível ter academia e portaria 24 horas com uma taxa de condomínio atrativa.

 

5º – Você tem carro ou terá no curto prazo? Se a resposta for não, opte por um imóvel para locação sem vaga de garagem. A vaga pode representar de R$ 100,00 a R$ 300,00 a mais por mês na taxa de aluguel.

 

6º – Existem opções de imóvel para locação para estudante mobiliados e semi mobiliados. Se os pais tiverem que comprar toda a mobília, pode ser interessante pagar um pouco a mais e optar por um imóvel mobiliado. Coloque cada item e seu custo no papel e faça a comparação.

 

7º – Se você vai mudar com o animal de estimação, consulte o proprietário e verifique na Convenção de Condomínio se isso é permitido e quais as regras para circulação dentro do prédio.

 

8º – Os pais podem ser os fiadores de um imóvel para locação de estudante, desde que a renda seja de 3 vezes o valor do aluguel mais taxas e o fiador tenha um imóvel próprio, em seu nome, livre e desembaraçado, e sem restrições de cadastro.

 

9º – Você pode buscar outras garantias para o aluguel do imóvel, como seguro-fiança e título de capitalização. Clique aqui para saber mais sobre os produtos.

 

10º – Leia com atenção o contrato de locação, especialmente quanto a valor, prazo, data de vencimento e regras de multa por atraso e saída antecipada do imóvel.

Texto por: Maria Emilia Staczuk, Assessora de imprensa