Como ensinar sobre organização às crianças.

Como ensinar sobre organização às crianças.

Temos falado bastante sobre como é importante organizar a casa, e tenho dado algumas dicas que me ajudaram na organização da minha. E organizar realmente não é tão difícil, basta calma e dedicação. Mas, e para manter? Ainda mais para quem tem crianças! Se elas não ajudam na organização, elas com certeza atrapalham nela.

Hoje então trago algumas dicas de como ensinar sobre organização aos pequenos. Eu garanto que, além de evitar dores de cabeça neste período em que estamos todos em casa, eles vão te agradecer pois é uma lição para a vida.

Nomeie as tarefas e deixe claro as responsabilidades: a criança tem que saber exatamente o que é sua responsabilidade. Uma tabela em local visível pode ajudar!

Crie uma rotina: é importante que dentro das tarefas, existam aquelas diárias como arrumar a cama, guardar os brinquedos antes de dormir etc. Ah! Estabelecer o horário de dormir, do banho, tempo de ver TV e ficar no computador ajuda a criança a entender sobre responsabilidade.

Ela deve sentir-se parte da família: e também pode ser envolvida em atividades como cozinhar – peça para separar o feijão, por exemplo – e até pintar um móvel.

Cuidado com exageros: seja firme, explique, cobre, mas cuidado para não passar dos limites. Os excessos não são bons, então, pegar muito no pé dele com um perfeccionismo exagerado não é o melhor caminho.

Espero que vocês tenham gostado das dicas e que elas ajudem na organização da casa e principalmente, que elas contribuam para o bem-estar da sua família!