Condôminos se unem para contratar segurança privada em suas ruas!

Condôminos se unem para contratar segurança privada em suas ruas!

Moradores também querem se sentir seguros fora dos portões de seus prédios; veja os cuidados para contratar o serviço

Hoje em dia, um dos principais atrativos oferecidos pelos condomínios residenciais é a infraestrutura de segurança: guaritas, portões eletrônicos, porteiros, câmeras de vídeo e cercas elétricas. Porém, a tranquilidade intramuros garantida por esses equipamentos não é a mesma encontrada pelos condôminos do lado de fora dos portões, o que tem unido moradores de condomínios diferentes para contratar empresas de vigilância para fiscalizar ruas e avenidas.

Uma das iniciativas mais vistosas desse tipo de ação acontece no  Horto Florestal, onde a associação de moradores do bairro contratou uma equipe de vigilância para trabalhar em cooperação com as polícias militar e civil, para aumentar a sensação de segurança de que quem reside ou trabalha ali.

De acordo com o presidente da AMO Horto, Coda Leal Costa, o número de ocorrências despencou. “Toda a comunidade de moradores estava preocupada, pois tivemos casos de sequestro, roubo de automóvel, assalto a pedestres e estabelecimentos comerciais”, explica. “Foi necessário fundar uma associação de moradores, triar  empresas e contratar o serviço. Desde então, o número de ocorrências caiu, de quatro, por dia, para uma em dois meses”, afirma. Ele aponta, ainda, que o trabalho de prevenção e monitoramento feito em conjunto com a polícia já ajudou inclusive na identificação e prisão de suspeitos.

Estudo

De acordo com Michele Mendes, coordenadora operacional da Max Forte, empresa responsável pela vigilância externa nas ruas do Horto, apesar dos 18 anos de experiência, a proposta de serviço foi inédita, fato que demandou um estudo muito cuidadoso sobre o plano de ação a ser adotado na região.

“Realizamos um trabalho de prevenção e gerenciamento de risco. Temos vigilantes em ronda e fixos em pontos estratégicos, trabalhamos em conjunto com as equipes de segurança dos condomínios e a polícia. Se ocorre algo suspeito na região, o porteiro aciona o vigilante que vai verificar; se há perigo, a polícia é acionada”, relata.
Ela diz que depois da primeira experiência com o Horto, sistemas similares já começaram a ser implementados em outros bairros de Salvador, como Patamares e Candeal.

Pacto pela Vida

Além do trabalho realizado pela empresa privada, uma das ações essenciais para melhorar a situação da segurança no Horto foi realizada diretamente entre os condomínios e a Polícia Militar, através do Pacto Pela Vida. Segundo Coda Leal, 450 funcionários de portaria dos conjuntos residenciais foram capacitados pela PM, recebendo instruções sobre ações preventivas e estratégias para melhorar a eficiência na vigilância condominial.

Segundo o Capitão Bruno Ramos, qualificação semelhante pode ser solicitada pelo conselho comunitário de qualquer bairro diretamente com a Companhia de Polícia que atua na área. “Nós recomendamos que as administrações condominiais de uma mesma área se unam e solicitem o curso para formar uma turma”, aconselha o militar.

O que saber para contratar vigilância para o seu bairro

Regularidade:  O presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública do Costa Azul, Stiep e Jardim Armação, Bruno Cardoso, recomenda a verificação da regularidade da empresa antes da contratação. “Verifique a situação legal junto à Polícia Federal e entidades de classe, como o Sindicato das Empresas de Segurança Privada (Sindesp)”, diz
.
Documentação: Os documentos que devem ser cobrados da empresa contratada são: certificado de segurança, autorização de funcionamento, alvará de revisão de autorização de funcionamento, certidões negativas de INSS, FGTS, impostos municipais, estaduais e federais, comprovante de recolhimento de contribuição sindical do exercício atual (GRCS).

Experiência: Pesquise o histórico da empresa, locais onde o serviço foi prestado, resultados obtidos e depoimentos de contratantes. Tudo para que a relação não azede após a contratação.

Estrutura: A frota de veículos, situação do fardamento, bases de apoio e rádios de comunicação devem passar por renovação constante para que o serviço seja feito com eficiência.

Planejamento: Esteja atento ao planejamento que será oferecido pela empresa de segurança. Verifique se as ações propostas estão de acordo com a realidade do bairro e atende aos anseios da maioria comunidade.

Fonte: SECOVI-PR