Estudante: como baratear as despesas com o aluguel do imóvel?

Estudante: como baratear as despesas com o aluguel do imóvel?
Todas as instituições de ensino na capital já divulgaram os seus resultados do vestibular 2016. A última foi a UFPR que anunciou os novos calouros no dia 8 de janeiro, movimentando ainda mais o setor de locação. Você garantiu a vaga, mas está indo vindo de outro Estado e precisa encontrar um imóvel para aluguel que caiba no bolso, ainda mais considerando o atual cenário econômico? A análise cuidadosa dos itens abaixo pode te ajudar a reduzir os custos para morar:
– Localização. Essa avaliação vai além da análise da infraestrutura existente em determinada região, como facilidade de acesso às vias, comércio, serviço, hospitais e escolas, e inclui segurança e silêncio na vizinhança. Aqui também vale calcular o tempo que será gasto com o deslocamento para a universidade e o trabalho, bem como o meio pelo qual ele será feito (a pé, de carro, ônibus ou bicicleta), os custos envolvidos e as estruturas de apoio necessárias (passagem, combustível, vaga de garagem, bicicletário).
Taxa de condomínio. A taxa de condomínio tem forte impacto na locação do imóvel, chegando a corresponder a um terço do aluguel, em média. Por isso, é importante avaliar com cautela esse item, já que ele é um valor que não pode ser negociado. Vaga de garagem, itens de lazer, elevador e especialmente portaria 24 horas elevam a taxa de condomínio. Além disso, verifique outras despesas condominiais como aluguel, IPTU, água, energia elétrica e gás.
– Mobília no imóvel. Imóveis para alugar com box, piso laminado, armários fixos na cozinha ou no quarto podem ter um leve acréscimo no valor do aluguel, mas também representam um investimento a menos que você terá que fazer. Vale a pena fazer essa conta antes de escolher o imóvel para locação.
– Morar sozinho ou dividir o imóvel? Morar sozinho garante mais privacidade, mas impõe um custo para isso. Dividir o imóvel para alugar com amigos ou parentes pode baratear os gastos, mas também gerar conflitos se não houver uma boa convivência entre os moradores. O que é mais importante? É interessante pensar nisso antes de tomar a decisão. No primeiro caso, os imóveis para locação mais procurados são os studios e quitinetes e, no segundo, apartamentos de dois e três quartos.

 

Confira a nossa seleção especial em nossa página de imóveis para locação de estudante.

Texto por: Maria Emilia Staczuk, Assessora de imprensa