“Eu vou chamar o síndico!”

“Eu vou chamar o síndico!”

Jorge Ben imortalizou esta figura tão importante para os condomínios em sua música W/Brasil chamando o síndico que, no caso, era o Tim Maia. Se Tim seria um bom síndico tenho cá as minhas dúvidas. Mas, fato é que diante de qualquer problema no condomínio a gente faz o quê? Chama o síndico!

Hoje comemoramos o dia do síndico, por isso resolvi fazer uma homenagem aqui no blog e ao mesmo tempo trazer mais informações sobre esta função que hoje, inclusive, tornou-se profissão. 

Síndico natural e síndico profissional

Vou pegar o gancho e começar esclarecendo que sim: temos o síndico morador que dedica seu tempo para cuidar do condomínio recebendo ou não por isso, e o síndico profissional: uma pessoa contratada, com experiência na área de administração de condomínios.

E tem também o subsíndico

Em alguns condomínios, o subsíndico aparece para auxiliar a gestão, juntamente do Conselho. Serve como um apoio para o síndico, para descentralizar atividades e opiniões. Uma das tarefas do subsíndico é, por exemplo, assumir o cargo do síndico nos dias de folga ou ausência, ou em caso de falecimento, até uma nova eleição.

Síndicos são isentos de taxas do condomínio

Não é uma regra e nem uma lei, mas é uma prática comum para incentivá-los, e também pode ser vista como remuneração. A isenção de taxas deve ser aprovada pelos moradores em assembleia, ou por determinação da Convenção do Condomínio.

Ter um síndico responsável pelo condomínio é Lei!

A Lei Federal que estabelece as regras para o funcionamento de um condomínio prevê a existência da figura do síndico como uma exigência legal no Brasil, desde 1964. O novo Código Civil, de 2003, aborda questões como convocação de assembleias, representação do condomínio e criação de regimento interno.

Um feliz dia aos síndicos e síndicas que se dedicam a manter o lugar que guarda nosso lar em ordem!