Qual o papel da Imobiliária que angariou meu imóvel para venda?

Qual o papel da Imobiliária que angariou meu imóvel para venda?

Assim como comprar, vender um imóvel é uma tarefa que exige conhecimentos técnicos, jurídicos e de todos os outros detalhes envolvidos na transação. Portanto, é necessário que todo negócio imobiliário seja feito por intermédio de uma empresa especializada: a imobiliária.

No caso da venda de um imóvel, o  processo começa com a captação do mesmo, ou seja, pelo primeiro contato do captador da imobiliária com o vendedor, e então com a autorização para a comercialização do imóvel.

Depois, vem uma parte muito importante: a avaliação justa da propriedade. Ainda que você entenda sobre mercado imobiliário, certamente não tem todas as informações ou conhecimento técnico necessário  se não trabalha no setor. Essa característica profissional garante que o vendedor receba o valor correto pelo seu imóvel. E mais, garante que o imóvel não fique na prateleira devido a um valor acima do que vale no mercado.

Feita a avaliação, segue-se para a divulgação. Aqui, a imobiliária pode fazer fotos e vídeos do imóvel, para que ele se torne atrativo on-line. Ela disponibiliza  o imóvel em seu site e redes sociais e, principalmente, mantém um canal de venda que não deixa passar possíveis compradores. É também da responsabilidade da imobiliária agendar e acompanhar visitas ao imóvel.

Visitas feitas, temos um interessado! Agora, passamos ao processo de negociação. Aqui, o papel da imobiliária é saber até quanto os valores são flexíveis, ajudando vendedor e comprador a chegarem ao melhor acordo. 

Negócio fechado? Seguimos para a parte burocrática. A imobiliária organiza todos os documentos e elabora um contrato específico e detalhado, com todos os direitos e deveres do comprador, do vendedor e da empresa imobiliária. Nesta fase, é muito importante que a imobiliária tenha uma boa equipe jurídica. Embora as leis para compra e venda de imóveis estejam mais duras, a imobiliária oferece uma segurança maior para os envolvidos no contrato.

O último papel da imobiliária, ainda que não seja “oficial”, é deixar o vendedor tranquilo, tirando suas dúvidas e aliviando suas angústias. Ela é essencial para que a transação seja tranquila, e sua cabeça também! Ah! E antes de escolher a imobiliária, verifique se a empresa e seus corretores têm registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), órgão responsável por fiscalizar e regulamentar as transações imobiliárias. Aqui na SZL, estamos com tudo certo para que sua venda seja um sucesso! Conte com a gente!