“Quem organiza fora organiza dentro.”

“Quem organiza fora organiza dentro.”

Há duas semanas eu contei aqui para vocês que me inspirei para arrumar a casa e esperar a primavera, e dei algumas dicas de coisas a fazer: doar roupas que não usamos mais, fazer pequenos reparos naquelas que acabamos não usando porque estão sem algum botão ou descosturando, mudar um móvel de lugar…e não é que eu comecei por aí e fui além? 

De fato a frase “quem organiza fora organiza dentro” faz muito sentido para mim. Sinto que, ao organizar a casa, ponho também em ordem os meus pensamentos, minhas ideias, meus planos profissionais. 

Eu garanto: vale tentar! Ainda mais agora que estamos vivendo tempos tão atípicos e é fundamental manter a cabeça no lugar.

Hoje, então, trago para vocês algumas dicas de como organizar a cozinha para deixá-la mais agradável e funcional e até para gerar economia:


Cada coisa em seu lugar: e mais do que isso – em seu lugar estratégico. Antes de começar a organizar faça um planejamento do que deve ser guardado e procure posicionar perto de onde o item/alimento é utilizado. Dica de ouro: usou, lavou, guardou.

Alimentos por data de validade: deixe os com a data mais próxima sempre na parte da frente do armário, assim você evita desperdícios.

Use potes e nichos organizadores: fica mais fácil de visualizar o que tem e o que não tem, além de otimizar muito o espaço no armário ou gaveta.

Organize os potes plásticos: para mim, esta é a parte mais chata! Parece que as tampas somem. Mas, percebi que se eu organizar por tamanho e deixar as tampas separadas a coisa fica mais simples.

Organize a geladeira: procure guardar cada coisa sempre mais ou menos no mesmo lugar. Além de ficar prático, porque você saberá onde fica cada coisa, você também evita de comprar algum perecível que já tem em casa.

Defina uma rotina de descarte do lixo: não espere o lixo encher para descartá-lo, isso evita acúmulo de lixo e consequentemente mau cheiro.

E, por fim, faça um café bem gostoso e aproveite o sua cozinha, este ambiente tão acolhedor da casa que nos remete a tantos cheiros, sabores e, com eles, lembranças.