Reclamações em condomínios aumentam durante o isolamento

Reclamações em condomínios aumentam durante o isolamento

Segundo um levantamento do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), o número de reclamações em condomínios aumentou em 50%, a grande maioria por barulho desde o início do isolamento causado pelo coronavírus.

“Muitos barulhos que já ocorriam durante a semana, e não eram fruto de reclamações, se tornaram com a quarentena”, explica Siomara Freitas Kaltowski, coordenadora do Conselho de Síndicos do Secovi-PR. “O isolamento domiciliar está exigindo trabalho remoto de alguns que, incomodados com barulhos de crianças, lives ou até mesmo cantoria na janela, acabam confrontando o síndico sobre a questão”, conta.

E como mediar esses conflitos? Na avaliação da especialista, o bom senso deve prevalecer uma vez que trata-se de uma situação de exceção. As crianças, exemplifica, têm sido muito afetadas também. Muitas usam os quintais dos prédios para brincar, mas acabam exagerando na dose. Lembrando que muitos estão trabalhando de casa nesta época.

“As normas não mudaram e a lei é clara: das 22 às 9 horas, o barulho deve ser reduzido. Nesses casos excepcionais, prevalecerá o bom senso e a conversa individual”, aponta Siomara.

Fonte: Bem Paraná