Tendência de imóveis comerciais que a pandemia trouxe.

Tendência de imóveis comerciais que a pandemia trouxe.

Você é daqueles mais conservadores que acha que o home office foi uma saída necessária para a pandemia mas que, assim que as coisas se normalizarem, está fadado a desaparecer? Ou você é daqueles bem progressistas que acredita que o home office veio para ficar e que o trabalho presencial se tornará obsoleto? Bom, se você se enquadra em qualquer uma das suas alternativas, te digo que você está equivocado. Isso porque a tendência que mais desponta tanto no presente quanto no futuro pós-pandemia é a jornada híbrida de trabalho. Tendo isso em vista, podemos nos perguntar como será o futuro dos espaços para escritórios comerciais.

As grandes corporações têm adotado o sistema híbrido de trabalho, que mescla o trabalho remoto com o presencial, e adaptam suas sedes: reveem tamanho e revisitam o layout para receber os funcionários em grupos e/ou escalas. Com o home office, algumas empresas passaram a questionar se realmente precisam de tantos metros quadrados de escritório. Em contrapartida, outras viram que precisam abrir espaço para cumprir o distanciamento físico e evitar aglomerações em estações de trabalho, salas de reunião e refeitórios. 

As pequenas empresas, empreendedores e profissionais autônomos voltam a buscar espaços pequenos e aconchegantes para ter um ambiente de trabalho separado do home office, tanto para atendimento ao cliente quanto para momentos de concentração.

O setor de imóveis comerciais tem sentido os efeitos da pandemia, mas não sucumbirá de forma nenhuma. Os escritórios continuam e continuarão fazendo parte da cultura corporativa com papel essencial nas relações de trabalho e na produtividade, mesmo com o home office tendo ganhado uma cadeira cativa no mercado de trabalho. Tudo indica que as duas coisas, inclusive, passem a andar juntas.

Se você procura um espaço comercial ou escritório para a sua empresa, conte com a gente!