Transferência de titularidade para o comprador do imóvel evita problemas

Transferência de titularidade para o comprador do imóvel evita problemas

Depois de uma bela compra do seu imóvel dos sonhos, e mesmo antes de se mudar, há procedimentos essenciais para evitar dores de cabeça futuras. Estes procedimentos são transferência de titularidades, como a titularidade do IPTU, de condomínio, e de outros serviços, como luz, água gás.
O ideal é solicitar a transferência de titularidade para o nome do comprador assim que assinar a escritura de compra e venda do imóvel. Pois este registro evita que o imóvel venha a ser perdido, para dívidas do antigo dono que podem aparecer ao longo dos anos.
Para mudar a titularidade do IPTU e dos serviços, não é preciso pagar taxa extra. E caso o novo proprietário não consiga logo a transferência, recomenda-se que ele continue pagando as taxas normalmente, para evitar transtornos futuros.
Tanto a Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) quanto a Companhia Paranaense de Energia (COPEL) orientam que é preciso comparecer ao posto e pedir a transferência de titularidade, ou seja, passar a conta para o seu nome. Basta apresentar os originais de CPF e RG (ou outro documento oficial com foto), além do contrato de locação ou escritura de compra e venda, confirmando que você é novo proprietário do imóvel. A transferência será feita a partir da data do contrato, e a primeira fatura é gerada com o consumo parcial daquele momento até a data que será seu vencimento padrão. 
Para não ter dor de cabeça, antes de comprar um imóvel, peça todas as certidões pessoais e do imóvel, além da carta de quitação do condomínio, carta de quitação da Sanepar e Copel, para na hora de transferir não ter nenhuma surpresa desagradável.