Utilidade doméstica: o que não armazenar na geladeira.

Utilidade doméstica: o que não armazenar na geladeira.

Os nossos hábitos vêm, geralmente, da infância. Quando falamos de vida doméstica, isso é ainda mais verdadeiro. A gente muitas vezes perpetua manias nem sempre tão “corretas”, ou que às vezes não combinam com o nosso estilo de vida. 

O uso da geladeira para conservar alimentos é uma dádiva, imagina viver sem ela? Mas o que muita gente não sabe é que alguns alimentos não devem ir pra lá. Veja os alimentos que a gente guarda na geladeira e não deveria.

Tomate

Ele já causa dúvidas quanto a sua posição dentro da divisão de alimentos: todo mundo acha que é legume, mas na verdade é fruta. E esta fruta tão deliciosa, ao contrário do que muitos pensam, não deve ir para a geladeira. Na hora do plantio o tomate não se dá bem com baixas temperaturas, e isso não muda depois de colhido. Com a refrigeração eles ficam farinhentos e perdem o sabor. 

Cebola e alho

A cebola fica murcha e mole muito mais rapidamente, quando resfriada. Se deixada em local seco e fresco, pode durar até um mês. Com o alho não é diferente: a umidade da geladeira vai fazê-lo mofar e até brotar.

Batata

Se guardada na geladeira, fica arenosa e pode até adocicar. Isso acontece porque as baixas temperaturas quebram o amido, transformando-o em açúcar. Guarde em local seco, arejado e escuro. 

Mel

O que era doce e fluido ficará grosso e cristalizado. Vamos aprender com as abelhas: mel, só em temperatura ambiente.

Banana

Aqui é relativo. Não há necessidade de colocar a banana na geladeira se ela ainda não está muito madura e você pretende consumi-la. Mas, se ela estiver quase passando, a geladeira pode retardar esse processo até o consumo. A casca ficará escura, mas o fruto estará perfeito.

Você guardava essas coisas na geladeira? Conhece algum outro alimento que geralmente vai na geladeira e não deveria? Conte para nós! É sempre bom aprender coisas novas, não é?