Vazamento de Água em Condomínio

Vazamento de Água em Condomínio

Vazamento de Água em Condomínio: Como Resolver?

O vazamento de água em condomínio é um pesadelo para todos os moradores, para o síndico, para os administradores e todos envolvidos.

 Esse “pesadelo” acontece por muitos motivos, incluindo o transtorno de muitos moradores, ter que decidir de quem é a responsabilidade do conserto e muito mais.

 Mas o principal motivo é que vazamentos de água em condomínios são os mais difíceis de serem detectados.

 Os condomínios verticais possuem sistemas e encanamentos em duas formas diferentes.

 O encanamento horizontal, ou ramal, que é de responsabilidade dos moradores e o vertical, ou coletor, que é responsabilidade do condomínio.

 Os vazamentos nessas situações são problemáticos pois eles podem aparentar estar em um local, mas estar em outro.

 Sem contar que a água pode ir vazando entre as paredes e divisões e ir prejudicando mais de um morador, talvez até um bloco inteiro.

 A identificação e solução desse problema não é possível ser feito sem ajuda profissional e sem os equipamentos necessários.

Os Principais Sinais de Vazamento de Água no Condomínio

 Como outros vazamentos, os que acontecem no condomínio também apresentam alguns sinais que devemos ficar de olho:

 > Manchas nas paredes.
 > Tinta com bolha, mofo ou bolor. > Parede fofa. > Tinta e reboco fácil de tirar e com aspecto umedecido. > Goteira no teto e manchas no forro.

 O problema com esses sinais é tentar identificar da onde vem o problema.

 Como saber se a mancha de umidade na parede vem do seu apartamento ou do apartamento vizinho?

 E se for do vizinho, quem garante que é do vizinho exatamente do lado e não o vizinho de cima?

 É realmente complicado descobrir. Por isso existe a necessidade de contratar profissionais para resolver o problema.

  Como Deve Ser Feita a Procura de Vazamento de Água em Condomínio ?

 Para detectar vazamentos em condomínios é necessária uma empresa especializada com funcionários treinados para usar os melhores equipamentos de detecção.

  Como Detectar Vazamento de Água Limpa no Condomínio ? 

 Em caso de vazamento em tubulações de água limpa é necessário o uso de aparelhos geofones.

 Esses aparelhos são usados para detectar vazamentos de água e funcionam com um processo semelhante a um ultrassom. Onde o som é amplificado.

 A grande vantagem desse tipo de detecção é que não há quebra de paredes (o que pode ser uma tremenda dor de cabeça para todos do condomínio).

 O geofone é um método seguro, rápido e extremamente preciso e é ideal para qualquer situação. Até mesmo para vazamentos na rede de água do condomínio.

  Como Detectar Vazamento de Esgoto no Condomínio ? 

 O problema maior está quando o vazamento é no esgoto.

 Vazamentos de água no esgoto é problemático pela necessidade de urgência para resolver o problema.

 A procura desse tipo de vazamento é na maioria das vezes feita com vídeo inspeção.

 A vídeo inspeção é simplesmente colocar um cabo com uma câmera dentro da tubulação para tentar encontrar o rachado ou quebra.

 A partir desse serviço é possível identificar exatamente onde está o motivo do vazamento de água no condomínio sem precisar quebrar tudo.

 Mesmo que o problema esteja em uma área muito visível (com manchas nas paredes ou mau cheiro), a câmera ajuda a identificar o ponto exato para evitar quebras desnecessárias da alvenaria. 

Como Resolver o Problema do Vazamento ? 

 Uma empresa com profissionalismo e seriedade irá não só detectar o problema e onde ele está, mas também irá consertá-lo. Basta confiar nos profissionais contratos para que eles façam a quebra do local e a substituição do encanamento com defeito.

 Algumas empresas que oferece esse serviço completo que inclui: > Pesquisa de vazamento nas linhas alimentadas pela concessionaria de água.
 > Pesquisa de vazamento nos ramais de distribuição interna da edificação. > Pesquisa de vazamento em piscina e tubulações em geral. > Pressurização pneumática e detecção de vazamento em tubulação de gás. > Teste de estanqueidade através da pressurização pneumática. > Vídeo Inspeção e Filmagem das condições interna da tubulação de Esgoto. > Reparo de vazamento em canos de PVC, ferro e cobre. > Reparo em válvulas de descarga e caixa acoplada.

Fonte: Seu Condomínio