Você sabe o que é IGP-M e como ele afeta o mercado imobiliário?

Você sabe o que é IGP-M e como ele afeta o mercado imobiliário?

Você já se deparou com o termo IGP-M na hora de ler sobre reajustes e inflação? Se não, não tem problema. Muitas pessoas acabam só entrando em contato com o IGP-M pela primeira vez ao estabelecer um contrato de aluguel. Se for o seu caso, vale a pena entender melhor esse indicador, também conhecido como a “inflação do aluguel”, já que esse o índice influencia diretamente no valor pago mensalmente. 

IGP-M é a sigla de “Índice Geral de Preços do Mercado” e atua como um indicador da economia. O IGP-M é calculado mensalmente e divulgado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) no final de cada mês. O índice é o principal indexador de tarifas de serviços como internet, energia elétrica, TV por assinatura e a correção anual dos contratos de aluguéis residenciais. Conhecer esse índice econômico é fundamental, pois ele influencia o custo de vida e os rendimentos dos investimentos.

Existem outros índices utilizados para isso, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial e calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas o IGPM é tido como o mais próximo do mercado. 

O IGPM tem subido muito nos últimos meses, e justamente por conta desta grande alta temos trabalhado muito com as renegociações contratuais entre proprietários e inquilinos.  Entendemos que, em muitos casos, o valor de um aluguel pode compor parte ou até mesmo a totalidade da renda do dono do imóvel, o que dificulta abrir mão do aumento regulamentado. De outra parte, entendemos que com este aumento significativo pode gerar dificuldades para os inquilinos e consequentemente inadimplência. Em momentos como este que estamos vivendo, de grande alta do índice de reajuste de aluguel, o ideal é tentar chegar a um meio termo que seja viável para ambas as partes.

Continuamos atuando para facilitar o acordo entre inquilinos e proprietários. Se você tem alguma dúvida, mande para nós. Estamos juntos!