Certificação de bem-estar: a busca por casas e apartamentos que garantam uma vida mais saudável e o menor impacto ambiental possível.

Certificação de bem-estar: a busca por casas e apartamentos que garantam uma vida mais saudável e o menor impacto ambiental possível.

Quando procuramos um imóvel para chamar de lar, há uma infinidade de pontos a serem considerados, das questões mais básicas – como valor, localização, tamanho – até novas tendências que vêm tendo cada vez mais relevância. Tem-se dado cada vez mais valor em melhorar a relação do morador com o próprio empreendimento, conferindo mais conforto e saúde para as pessoas, uma vez que passamos grande parte do nosso tempo em espaços fechados.

O tema sustentabilidade tem crescido substancialmente nas últimas décadas e, claro, o mercado imobiliário não ficou de fora. Num primeiro momento, o foco estava mais concentrado em obras comerciais, mas hoje a tendência da sustentabilidade abraça também o mercado residencial. São diferenciais que têm como objetivo garantir aos moradores uma vida em plenitude repleta de conforto, bem-estar e estímulos saudáveis para uma boa qualidade de vida.

Dentro desse contexto, as certificações ganham cada vez mais espaço como chancelas que provam que determinada construção cumpriu todos os requisitos para poder se intitular ecológica e socialmente amigável. As certificações Well e Fitwel abriram caminho, no universo corporativo, colocando as pessoas como foco central dentro das construções. Elas constatam se os espaços avaliados, desde a obra à operação e utilização, visam eficiência energética e uso de energia limpa, redução na geração de resíduos, maior resistência à deterioração e integração com a natureza. 

Os edifícios com certificação podem propiciar aos moradores diversos benefícios. Maior conexão com a natureza, mais momentos de calma e alegria, melhoria da qualidade do sono são só alguns deles. Além disso, podemos considerar a valorização dos imóveis em uma futura venda por parte do cliente, uma vez que as certificações possuem muito apelo comercial.