10 passos para a vistoria de entrada do imóvel

10 passos para a vistoria de entrada do imóvel
laudo de vistoria de entrada deve fazer parte do contrato de locação e conter o registro fotográfico dos itens para conferência.
A vistoria de entrada é um item importante no processo de locação do imóvel e, ainda que não seja obrigatório, recomenda-se que o laudo faça parte do contrato de aluguel. O documento protege o proprietário e o inquilino: garante que o imóvel para locação esteja em condições de uso, assim como oferece a segurança de que ele será entregue na mesma situação em que foi alugado, ou até melhor, se o inquilino tiver carência para mudar ou melhorar algo no imóvel.
Além do laudo escrito, a orientação é que na vistoria de entrada do imóvel para locação seja anexado o registro fotográfico. É muito importante que assim que entregar o contrato e a vistoria assinados, com firma reconhecida, e pegar as chaves, o inquilino faça essa conferência no imóvel, com a vistoria em mãos, para poder contestar alguma inconformidade, se ela existir. Na Senzala Imóveis, o prazo para contestação do inquilino é de até 15 dias, contados a partir da entrega das chaves. Relacionamos 10 itens que podem ajudar na realização da vistoria da entrada do imóvel para locação:
1 – De fora para dentro, analise a fachada. Como é a entrada do imóvel? Como estão as portas e as janelas?
2 – Em que estado de conservação a pintura do imóvel se encontra?
3 – Como a parte elétrica se encontra? Você vê cabos e fios expostos? A caixa de força apresenta ferrugem? Os interruptores estão funcionando?
4 – Verifique os trincos e fechaduras, o ideal é que eles possam ser utilizados sem nenhum esforço ou sem recorrer ao famoso “jeitinho”.
5 – O vaso sanitário e a pia estão funcionando bem? As torneiras gotejam?
6 – Quais mobílias foram deixadas no imóvel? Qual o estado delas?
7 – Como está o estado das vidraças do local?
8 – Verifique o telhado e avalie se há manchas escuras no teto, pois são um indício de vazamentos.
9 – Certifique-se de que não há nada que possa prejudicar a sua saúde, como bolor, vazamentos de gás, curto-circuito.

 

10 – Verifique todos os móveis e eletrodomésticos, com o respectivo estado de conservação. Não esqueça dos puxadores e dobradiças!

Texto por: Maria Emilia Staczuk, Assessora de imprensa