Calouros aquecem setor de aluguel de imóveis em Curitiba

Calouros aquecem setor de aluguel de imóveis em Curitiba

Com resultados dos vestibulares, começa busca dos estudantes por novos endereços em Curitiba

O mercado de locação deve começar o ano aquecido. Tão logo saia o resultado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – a última das instituições a divulgar ao resultado do concurso vestibular. A primeira atribuição para quem passar no concurso é procurar um lugar para morar. Se essa pessoa é um estudante de outra cidade ou Estado, por onde, quando e como começar, a melhor forma de começar é procurando uma boa assessoria imobiliária, segundo ressalta a diretora da Senzala Imóveis, empresa do Grupo Senzala, Augusta Coutinho Loch.

Na hora de escolher o lugar, os estudantes costumam considerar as despesas do imóvel, a taxa de condomínio é a que tem mais impacto na locação do imóvel, chegando a corresponder a um terço do valor do aluguel, em média. Por isso, a gerente da Senzala Imóveis comenta que é importante avaliar com cautela esse item, já que ele é um valor que não pode ser negociado.

A localização do imóvel também pode ajudar na redução de custos. A avaliação deve deve considerar a facilidade de acesso às vias, comércio, serviço, hospitais e escolas, e incluir itens como segurança e silêncio na vizinhança. Augusta ainda diz que deve ser calculado o tempo que será gasto com o deslocamento para a universidade e o trabalho, bem como o meio pelo qual ele será feito – a pé, de carro, ônibus ou bicicleta -, e os custos envolvidos e estrutura de apoio necessários, como passagem, combustível, vaga de garagem, bicicletário.


Dicas para a escolha do local onde morar

1º – Comece a busca do imóvel para alugar antes da data prevista para a mudança.

2º – Escolha um imóvel para locação o mais próximo possível da universidade. Para isso, vale fazer um tour na cidade para conhecer os bairros e verificar se há pontos de ônibus próximos de onde vai morar ou se o deslocamento até a universidade é fácil. Preste atenção nos horários dos ônibus e na segurança do condomínio e do entorno.

3º – Eleja a prioridade na locação de imóvel: custo ou localização? Se o custo não for compatível com a região de estudo, procure um bairro de fácil acesso de transporte dentro do orçamento. Compare o tempo e a despesa com transporte para ver o que vale mais a pena.

4º – Atenção à relação entre itens de áreas comuns e número de apartamentos do condomínio. Em condomínios-clube com mais de 100 apartamentos, é possível ter academia e portaria 24 horas com uma taxa de condomínio atrativa.

5º – Você tem carro ou terá no curto prazo? Se a resposta for não, opte por um imóvel para locação sem vaga de garagem. A vaga pode representar de R$ 100,00 a R$ 300,00 a mais por mês na taxa de aluguel.

6º – Existem opções de imóvel para locação para estudante mobiliados e semi mobiliados. Se os pais tiverem que comprar toda a mobília, pode ser interessante pagar um pouco a mais e optar por um imóvel mobiliado.

 

Fonte: Bem Paraná