Saiba identificar rachaduras no seu prédio

Saiba identificar rachaduras no seu prédio

As rachaduras mais preocupantes são as que aparecem em algum elemento da estrutura do prédio: pilares (verticais), vigas (horizontais) ou lajes. As rachaduras nas paredes de alvenaria (que apenas separam ambientes) também podem representar um problema na estrutura ou apenas um problema de acabamento (estético, sem gravidade).
RACHADURA NAS PAREDES DE ALVENARIA
Quando surgirem em alguma parede, piso ou teto, verifique se ela aumenta no comprimento e, principalmente, na largura. Meça a rachadura com uma régua e acompanhe a evolução com o passar de alguns dias. Se ela aumentar, é provável que exista algum problema na estrutura – as lajes, vigas e pilares quando sofrem sobrecarga a transmitem para as paredes. Se ela não evoluir, é provável que seja algum problema de acabamento.
RACHADURAS NAS PEÇAS DE ESTRUTURA
Ao aparecer uma rachadura em algum elemento de estrutura – pilares, vigas ou lajes, o importante é chamar o mais rápido possível um engenheiro para que ele avalie o problema e a eventual necessidade de se fazer obras de cunho corretivo. Entre outros problemas, as rachaduras na estrutura podem causar corrosão da armadura (barras de aço que ficam dentro do concreto), causando sérios danos à edificação.
RACHADURAS NOS PILARES
As rachaduras nos pilares são as mais graves, pois são eles que transmitem a carga do prédio para as fundações.
Tipos de rachaduras:
INCLINADAS (45º): são as mais preocupantes. Em geral, são causadas por um recalque (afundamento do solo e consequente abatimento da fundação do prédio).
VERTICAIS: em geral são causadas quando o pilar está com sobrecarga (está recebendo mais peso do que a sua capacidade).
HORIZONTAIS: podem surgir por problema de recalque ou quando a carga é excêntrica (atua fora do eixo do pilar).
RACHADRAS NAS VIGAS
Em geral, acabam formando as flexões (barrigas na viga), nem toda flexão representa risco.
Tipos de rachaduras:
INCLINADAS: aparecem próximo da junção da viga com o pilar, causadas por sobrecargas. Indicam que a viga está querendo se separar do pilar.
VERTICAIS: aparecem no meio da viga, no vão (formado pela distância entre um pilar e outro), também por sobrecarga. São chamadas de fissuras de flexão.
HORIZONTAIS: são decorrentes de fissuras provenientes do gradiente de temperatura.
RACHADURAS NAS LAJES:
Normalmente, as fissuras saem dos cantos e vão para o meio da laje. É comum os apartamento de último andar apresentarem rachaduras nas paredes devido a variação de temperatura que causa dilatação da laje. Ao aparecer uma rachadura em alguma peça estrutural, o importante é chamar um engenheiro para que ele avalie o problema.

Principais causas da Rachadura em Edifícios de Concreto Armado:
  • Variações de temperatura
  • Variações de umidade
  • Racalques de fundação (deformação da fundação causada por afundamento do solo)
  • Alteração química dos materiais

Quase todas as construções de prédios no Brasil são feitas por concreto armado. As estruturas metálicas ou de alvenaria são muito raras.
RECOMENDAÇÕES:
A manutenção é de grande importância para evitar problemas futuros, como depreciação de ordem física resultando desgaste das várias partes que constituem a edificação, pelo uso normal. Logo se algo não vai bem, deve-se pensar nos serviços de manutenção que deverá ser sempre executado por profissional ou empresa com o registro no CREA e devida qualificação.

Texto escrito no Diário de Pernambuco.