Tendências de Moradia no pós-pandemia.

Tendências de Moradia no pós-pandemia.

A pandemia trouxe diversas mudanças em todos os campos da vida, e com as preferências com relação à moradia não foi diferente. Ela, por exemplo, acelerou a digitalização de diversas atividades, elevando a relevância do home office e de outros aspectos que impactam diretamente as decisões de moradia. 

O DataZAP – que analisa dados sobre o setor imobiliário – publicou recentemente duas pesquisas sobre preferências de moradia: para quem quer comprar e para quem quer alugar, explorando a percepção do público consumidor quanto ao perfil do imóvel buscado, efeitos do home office, novas formas de morar, aspectos tecnológicos e outras características do imóvel desejado.

Quem aluga prioriza o quê? 

  • 83% do público entrevistado foi influenciado pelo home-office a buscar imóveis com mais espaço, 76% também afirmou a influência positiva na busca por alugar um imóvel com varanda, sacada.
  • Alugar imóveis próximos a Áreas Verdes (parques, e praças) e Shoppings, clubes e teatros tendem a ser preferência para as gerações Z e Y. Os Baby Boombers e a geração X preferem proximidade à praia. 
  • 3 de 4 contratos que foram negociados, usaram o IGP-M como índice de correção de reajuste anual. 
  • Os três principais itens “convencionais” em um condomínio na ordem de importância para os locatários são: Academia, Piscina Externa, Churrasqueira. 
  • Os três principais itens “não convencionais” em um condomínio na ordem de importância para os locatários são: Mensageria (Delivery Room), Minimercados e Espaço Pet (Pet care).
  • Os três principais itens tecnologia em um condomínio na ordem de importância para os locatários são: Isolamento acústico (contrapiso acústico), tomadas no padrão brasileiro (três pinos) e aplicativos do condomínio. 
  • Os três principais itens de ecologia em um condomínio na ordem de importância para os locatários são: sistema de reaproveitamento de água, bioarquitetura e sistemas de energia renovável. 
  • Dentre os novos conceitos de moradia, a maior parte do público deseja alugar imóveis em Bairros Planejados. Aqueles que fazem ou podem fazer homeoffice tem maior disposição para experimentar também Condomínio Clube, Condomínio com serviços pay per use, Flats e Co-living .

Quem compra prioriza o quê?

  • 73% dos entrevistados procuram imóveis na mesma cidade em que já moram. Entre estes, 40% buscam permanecer no mesmo bairro. 
  • Apenas 25% responderam que o home office aumentou a preferência por imóveis mais distantes do local de trabalho. 
  • Em termos de comércio e serviços, 75% priorizam estar próximos a mercados, padarias, açougues e outros comércios e serviços de alimentação. 
  • Salão de festas, churrasqueira, piscina externa e academia são as áreas sociais e de lazer mais desejadas nos condomínios dos imóveis buscados. 
  • Apenas 21% dos entrevistados que compraram um imóvel não fizeram nem pretendem fazer reforma no imóvel.
  • Entre as áreas sociais não convencionais, destaca-se a Mensageria, a qual 37% acha importante.
  • Isolamento acústico e aplicativo do condomínio são os aspectos tecnológicos considerados mais importantes. 
  • Sistema de reaproveitamento de água, sistema de energia renovável e bioarquitetura são os aspectos imobiliários-ecológicos mais importantes para os consumidores.